Concreto autoadensável

CARACTERÍSTICAS

Composto por aditivos hiperplastificantes, à base de policarboxilatos, esse concreto super-fluido tem como característica alta trabalhabilidade, medida através de seu fluxo ou espalhamento, também chamado flow. Em outras palavras, o concreto autoadensável não necessita do nivelamento de sua superfície, por ser muito mais fluido que o concreto convencional, ele se acomoda nivelado, facilitando o trabalho na construção civil.

O concreto autoadensável preenche a superfície das fôrmas de lajes e vigas com extrema facilidade, sem  provocar segregação dos insumos. Essa característica elimina o uso de vibradores que poderiam prejudicar fôrmas e armações e também diminui o ruído na aplicação do concreto na obra –  uma vez que dispensa os vibradores – trazendo ganho considerável para a mão de obra e o ambiente, principalmente nas obras em centros urbanos.

APLICAÇÕES

Obras prediais – locais de difícil acesso

Paredes, vigas, paredes diafragma e estações – peças com grande concentração de ferragens;

Reservatórios de águas e piscinas, pisos, contra-pisos, lajes, pilares, muros, painéis  peças pequenas, com muitos detalhes ou com formato não convencional, onde seja difícil a utilização de vibradores

Obras com acabamento em concreto aparente – possibilidade de uso a partir de 25 MPa.

VANTAGENS

Otimização de mão-de-obra: dispensa o uso de vibradores, de espalhadores e niveladores, reduzindo em até 2/3 do número de pessoas envolvidas em sua aplicação.

Maior rapidez na execução da obra: se espalha espontaneamente, proporcionando agilidade aos serviços.

Eliminação de ruídos: dispensa o uso de vibradores, sendo indicado nos centros urbanos e concretagens feitas à noite.

Redução de custo de aplicação por metro cúbico de concreto

Garantia de excelente acabamento em concreto aparente

Facilidade de bombeamento em grandes distâncias horizontais e verticais

Aumento das possibilidades de trabalho com fôrmas de pequenas dimensões

Redução do custo final da obra em comparação ao sistema de concretagem convencional